Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/hiltonmarques/www/wp-content/plugins/wr-pagebuilder/core/core.php on line 127
Avatar pedindo implantação do Sistema Municipal de Cultura em Jales viraliza | Hilton Marques

Avatar pedindo implantação do Sistema Municipal de Cultura em Jales viraliza


Mobilização ganha grande repercussão nas redes sociais na ultima semana e levanta o debate da classe artística em torno da recém aprovada Lei Aldir Blanc que é uma renda emergencial aos trabalhadores da cultura e também evidencia os apuros que esta classe está passando, afinal uma das primeiras a parar devido a pandemia e certamente serão os últimos a retornarem com normalidade suas atividades. Tal avatar criado pela classe artística Jalesense traz os dizeres “Pela criação do Sistema Municipal de Cultura Jales”. Vale ressaltar que avatar é uma espécie de “logo” que se cria na rede social no qual é usado para identificação e representação de algo. Um selo visual que ganhou muita força nos últimos anos por ser usado em grandes campanhas, causas sociais, políticas, etc.

Mas afinal, o que é o Sistema Municipal de Cultura que os artistas estão pedindo?

O Sistema Municipal de Cultura da maiores condições para articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas de cultura, resgatando a essência da coordenação e cooperação, democratizando o processo de decisões e dando mais equilíbrio, eficácia e efetividade na aplicação dos recursos públicos para a área cultural. Dentro do SMC existe também a criação do Conselho Municipal de Cultura, dando mais voz , fiscalização e transparência a sociedade e também a criação do Fundo Municipal de Cultura. Atualmente Jales não é integrada ao Sistema Nacional de Cultura, sendo que estas é uma das obrigações do município para preencher os requisitos exigidos pelo governo federal.

O que muda com a implantação do Sistema Municipal de Cultura?

Jales está muito avançada comparando com cidades vizinhas, devido ao trabalho de um fórum permanente de cultura que já vem há anos debatendo e construindo através de reuniões entre sociedade civil e poder público, através das conferências municipais de cultura tendo como resultado o projeto de lei completo e pronto para a implantação do SMC restando ao prefeito apenas o envio do projeto para a Câmara Municipal para aprovação.

Com a implantação do Sistema Municipal de Cultura além das chances serem muito maiores para a aquisição de recursos, a cidade ganha no crescimento, organização e desenvolvimento cultural, dando assim, mais oportunidade para a nossa juventude na educação, formação e certamente na transformação de vida destes jovens.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Fórum Permanente de Cultura

Notícias relacionadas