A luta continua por um campus do Instituto Federal São Paulo em Jales


Um sonho só acaba, quando deixamos de acreditar!

O vereador Hilton Marques (PT), agendou nesta quarta-feira (31),  reunião com o recém eleito Reitor Geral do Instituto Federal São Paulo, o Professor Silmário Batista Santos, onde também participaram da reunião o chefe de gabinete José Ângelo representando o Prefeito Municipal Luis Henrique Moreira, o Deputado Estadual Paulo Fiorilo (PT), o Professor Nilton Marques e também o futuro chefe de gabinete Rafael do IFSP.  O vereador Hilton Marques, contou um pouco da história desta luta diante a conquista de um campus presencial do IFSP em Jales, lembrando também sobre a visita técnica já realizada em Jales.

O atual diretor geral de Infraestrutura e Expansão do Instituto Federal de São Paulo (IF-SP), professor Silmário Batista dos Santos esteve em Jales nesta função no final deste mês de março de 2015, após uma reunião articulada pelo vereador Hilton Marques, que na época não ocupava tal cargo ainda.

O reitor a época foi recebido com muito otimismo e alegria, pois o mesmo sendo um dos responsáveis pela questão da expansão do próprio IFSP, viu com bons olhos a área que o município doaria para a instalação do mesmo. Pois trata-se de um local apropriado, com blocos didáticos, refeitório e amplo para adequações. “Durante o encontro em São Paulo em 2015 apresentamos ao diretor geral um ofício com justificativa técnica, manifestando o desejo da administração municipal da época, a necessidade regional e o apoio da comunidade objetivando viabilizar a instalação do Instituto Federal em Jales, destacando a área do polo da UAB/Jales (Universidade Aberta do Brasil) que é de 17 mil m², contando ainda com um terreno livre ao lado com mais de 8.600 m² que poderia ser cedido para as construções que se fizerem necessárias”, contou Hilton.

O Professor Silmário Batista dos Santos recém eleito Reitor Geral do Instituto Federal São Paulo, manifestou hoje que a vontade da reitoria é expandir o IFSP e que Jales tem grande potencial nesta luta. Silmário ainda enfatizou que é necessário também criar uma agenda diante do Ministério da Educação para fortalecer a luta do município em torno da instalação do IFSP em Jales.

O chefe de gabinete José Ângelo, colocou o município a disposição e manifesto que a municipalidade não medirá esforços para trabalhar em prol de uma conquista deste porte e em abrir agenda diante do Ministério da Educação, destacou ainda que o Prefeito não pode participar da reunião devido agendas de urgência pela questão do enfrentamento ao coronavírus. 

O Deputado Estadual Paulo Fiorilo se manifestou apoiador da inciativa e se colocou a disposição para ajudar nesta articulação de criar esta audiência junto ao Ministério da Educação também, procurando conversar com Deputados Federais dos quais tem boa relação e podem contribuir neste processo. Enfatizou que também como parlamentar pode contribuir diante da discussão econômica regional também, pela frente parlamentar que tem encabeçado em todo Estado de São Paulo. 

Notícias relacionadas