Deprecated: Function create_function() is deprecated in /home/hiltonmarques/www/wp-content/plugins/wr-pagebuilder/core/core.php on line 127
ACIJ e Fórum da Cidadania protocolam Projeto na Câmara que pede fim das novas taxas | Hilton Marques

ACIJ e Fórum da Cidadania protocolam Projeto na Câmara que pede fim das novas taxas


Por Eduardo Monteiro

Representantes de várias instituições que fazem parte do Fórum da Cidadania de Jales se reuniram na manhã desta quinta-feira, 17 de fevereiro, para protocolar na Câmara Municipal da cidade o Projeto de Lei Complementar de iniciativa popular que pede o fim das novas taxa e contribuições cobradas dos contribuintes jalesenses no carnê do IPTU 2022.

O documento foi entregue na Câmara pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales, Leandro Rocca, pois a entidade foi escolhida pelas outras instituições do Fórum da Cidadania para liderar o movimento. Depois de protocolado, o presidente do Legislativo jalesense, Bismark Kuwakino, recebeu o Projeto de Lei Complementar.

De forma breve e direta, o coordenador do Fórum da Cidadania, Dr. Carlos Alberto Expedito de Brito Neto, explicou os motivos do Projeto. “É uma iniciativa popular que tem a participação de 2.650 eleitores de Jales, que assinaram a lista de apoiamento. Pedimos a revogação das Leis Complementares de 2021 que instituíram a cobrança da “Taxa do Lixo”, a de “Contribuição de Manejo de Resíduos Sólidos” e a de “Contribuição de Drenagem Urbana”, que chegaram para os moradores de Jales no carnê do IPTU 2022”, justificou.

O movimento começou em janeiro, depois que os contribuintes de Jales começaram a receber os carnês do IPTU, onde as novas cobranças foram inseridas, o que fez com que o valor a ser pago praticamente dobrasse para muitos moradores e empresários, o que causou revolta da população e milhares de manifestações nas redes sociais, com repercussão em toda a mídia local e regional, inclusive televisiva.

Ainda no ato da entrega, que também contou com a participação de cidadãos e da vereadora Carol Amador, o presidente da Câmara Municipal de Jales, vereador Bismark, ouviu as explanações dos presentes, mas não argumentou e não gravou entrevista com a imprensa.

O documento foi assinado por todos os representantes do Fórum da Cidadania de Jales.

Mais de 2600 assinaturas de eleitores de Jales que apoiam a ação foram coletadas nas últimas semanas; expectativa é pela revogação das Leis Complementares que instituíram as cobranças

 

Notícias relacionadas