Dia Nacional e Internacional da Juventude acontece com diálogo entre autoridades e sociedade civil organizada


O vice-presidente da Câmara Municipal de Jales, Hilton Marques, esteve nesta manhã (12) representando o Legislativo em atividade realizada pela Prefeitura Municipal de Jales, atividade em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Juventude. A iniciativa deste evento foi promovida pelo então secretário municipal de Esporte, Cultura e Juventude, Wilter Guerzoni, havendo também a presença do Prefeito Municipal Luis Henrique dos Santos Moreira, da vice Maryniilda Cavenaghi, do chefe de gabinete José Ângelo Caparroz Vieira, da secretária municipal de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza e dos secretários de Governo e Administração Reginaldo Viota, de Desenvolvimento Econômico e Turism, Carlos Roberto Altimari e de Comunicação, Douglas Zílio. A Secretaria de Educação esteve representada pela supervisora de ensino Marisley Berceli.

Registra-se também a presença das autoridades convidadas, sendo o promotor de Justiça, Cleiton Luis da Silva, o delegado operacional da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) Sr. Sebastião Biazi, representantes do Capítulo Demolay da Loja Maçônica Marechal Rondon, Juventude Catedral de Jales, Conselheiros Tutelares, Fatec Jales, Diretoria Regional de Ensino, Garotas do Arco-Íris, Escola Livre de Teatro, Apae Jales, Juventude Assembleia de Deus, SACRA e a imprensa local.

Durante o encontro, o vereador Hilton Marques destacou a importância da juventude como pasta em nossa cidade, “ A juventude tem uma grande importância como pasta em nossa cidade, justamente porque esta mesma juventude circula em todas as áreas de nossa sociedade, seja na saúde usando o sistema ou havendo a necessidade da contrapartida em sua orientação aos jovens, seja no desenvolvimento econômico, seja na cultura em busca de entretenimento ou formação artística, seja na educação como estudantes na busca de formação, cursos técnicos, ou também na social onde muitos encontram-se em estado de vulnerabilidade também. A juventude é perspectiva de um futuro melhor do qual pensamos, e só vamos ter realmente mudança auxiliando estes jovens a se empoderar-se das políticas públicas e do seu próprio debate”.

O promotor Cleiton Luis da Silva falou que “é uma grande alegria estar aqui tratando do assunto juventude com todos vocês. Parabéns ao Executivo Municipal que já abriu, desde o início dessa gestão, a possibilidade de diálogo. Estar envolvido com a causa jovem é nobre e nos motiva a realmente dar um fôlego de esperança. Muitas vezes as questões relacionadas à juventude ficam esquecidas, mas que esse encontro se torne uma verdadeira possibilidade de novos diálogos constantes e de promoção de ações concretas”.

Já o delegado Sebastião Biazi frisou que o secretário Wilter Guerzoni é um cidadão jalesense que conhece a juventude da cidade por diversos aspectos e disse que é muito importante ouvir os jovens e seus pais. “Conheço o lado delinquente da juventude e isso é muito triste. Precisamos transformar essa realidade, ouvindo, debatendo e promovendo diálogos e políticas públicas que deem condições e oportunidades para que algumas realidades sejam diferentes para uma grande parcela da nossa juventude”.

A vice-prefeita Marynilda também falou sobre a importância de dar voz aos jovens. “Fui professora durante 27 anos e testemunhei a dificuldade de chegarmos até alguns jovens e de abordar determinados assuntos como a droga e a violência, mas iremos insistir, dar voz, estreitar relações, pois temos muito a fazer pela juventude jalesense. Vamos continuar nessa luta, contem conosco”.

Antes de finalizar o encontro, o prefeito Luis Henrique deu uma grande notícia para os jovens de Jales, a conquista da Casa da Juventude que vai oferecer espaço multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional. O equipamento que será construído na cidade terá ações de incentivo à qualificação, empreendedorismo, busca de oportunidades de emprego e renda e área de trabalho colaborativo, estimulando a criação de novos projetos e negócios e a convivência entre o público juvenil.

“Jales não seria incluída nesse projeto da Casa da Juventude em função do número de habitantes, mas estive em São Paulo e, pessoalmente, insisti nessa conquista que hoje é uma realidade. Em breve nós teremos a nossa Casa da Juventude. Temos testemunhado a força crescente dos jovens na construção de uma sociedade melhor. Eles estão nas ruas, nos debates públicos, seja na defesa de seus direitos e da sociedade, mobilizando pessoas e chamando os governos à responsabilidade em respeitar, proteger e efetivar os direitos humanos. Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos, ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais, seja nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e na Internet. Daremos voz a nossa juventude e esse foi o objetivo de criarmos, nessa nossa gestão, a Secretaria Municipal de Juventude”, finalizou o prefeito.

Por equipe Hilton Marques com informações da SECOM da Prefeitura Municipal de Jales

Notícias relacionadas