Olá! Eu sou Hilton Marques,

Nasci em Jales, no dia 02 de dezembro de 1984, ano em que completava 13 anos que meus pais haviam saído da roça onde trabalhavam como lavradores para ingressar a zona urbana do município.

Minha mãe, Olinda, trabalhou em um pequeno comércio, uma cerealista que abrimos, e após fechar, ficou a cuidar apenas de nosso lar e dos 3 filhos, Nilton, Ailton e eu, Hilton. Já meu pai, Alicindo (in memoriam), se tornou caminhoneiro e viajava centenas de quilômetros para manter toda a família. O Bairro escolhido para abrigar essa história foi o Jardim Paraíso.

Infância


Na infância, estudei a pré-escola na Escola Estadual Dr. Euphly Jalles, onde comecei minha formação enquanto aluno. Durante toda minha formação escolar, foi nesta escola pública que estudei e ganhei amigos. Como toda criança, aproveitei cada momento da minha infância, principalmente com meus amigos, os quais muitos ainda estão e mantêm relação direta com toda a minha família.

Adolescência: descoberta de novos valores

A minha adolescência foi marcada por novas fases, sempre apaixonado por esporte comecei a participar das categorias de futsal da APAFUJ, com o professor Délcio Miorini (Zé Bolacha). Após a APAFUJ, joguei para o Jales Clube e parei aos meus 17 anos para começar a trabalhar.

Sempre na luta, comecei a trabalhar cedo, vendi verduras pelas ruas, sorvete, trabalhei em supermercado, loja de calçados, depósitos de gás, monitoramento de alarmes, enfim, o trabalho sempre foi algo que moldou a minha formação. Com as necessidades, o trabalho veio cedo e aprendi o que significava a palavra responsabilidade. Meu último ano na escola, estudei no período noturno para que pudesse trabalhar durante todo o dia.

Na juventude, a semente de um novo olhar

Após a conclusão do Ensino Médio perdi meu pai. Durante algum tempo, com a partida dele, fiquei perdido, mas no ano seguinte retomei meu rumo e ingressei na faculdade onde me formei Bacharel em Educação Física (UniJales).

Nesta época, obtive meu contato direto com a política, comecei a entender um pouco mais sobre ela e com isso militei no Movimento Estudantil, reivindicando ainda mais melhorias para a Educação, como o aumento do percentual do PIB para a área. Participei consecutivamente de 02 Congressos Estaduais, sendo eles UEE/SP Serra Negra e Campinas, e também 02 Congressos Nacionais da UNE (União Nacional dos Estudantes) em Brasília.

Nos próximos meses me tornei filiado ao Partido dos Trabalhadores, partido o qual me ajudou a entender mais sobre a política e ter uma visão mais detalhada sobre cada área de nosso país. Posso dizer que sai do senso comum do entendimento sobre a política brasileira me atentando um pouco mais para os discursos, ações, projetos que tratam da nossa política e o futuro da nossa cidade, estado e país.

Orgulho-me muito de ter participado da comunidade através de projetos sociais elaborados pela Igreja Batista VIDE, os quais davam atenção às pessoas mais humildes em épocas como o Natal, onde centenas de crianças e famílias eram atendidas pela igreja e visitas eram feitas, como por exemplo, ao Lar dos Velhinhos de Jales.

Desde 2011 tenho me atentado para o tema “Reforma Política no país”, e venho escrevendo artigos e me posicionando sobre a temática, que é uma das ferramentas mais próximas do povo para começar a mudar o sistema político brasileiro existente. Estou convicto de que se tanta gente reclama da política é porque ela precisa de uma reforma.

Quando queremos que algo aconteça, quando esperamos que algo mude e que esta mudança tenha nossa cara, isso quer dizer que devemos participar, esta é outra forte convicção que tenho. A esperança de cada vez mais um país melhor vem de encontro com uma maior participação das pessoas na vida política de nosso país, a começar pelo nosso próprio município. Isto me motivou a entrar na política. Foi pensando assim que hoje tenho desafios como ser vice-presidente do PT em Jales, e isso me move a olhar o horizonte de uma forma diferente.

Devolver a esperança aos jovens, as mulheres, aos homens, a população

Um agente político comprometido com seu povo luta para que se possa atender as expectativas dele, somente desta forma é que se pode resgatar e aproximar as pessoas da discussão política local.