Ricardo Gouveia e Hilton Marques debatem extensão de horário de atendimento nas UBS


O vereador Ricardo Gouveia (PP), em Sessão Ordinária (27), apresentou um requerimento questionando a Prefeitura se as unidades de saúde Estratégia Saúde da Família (ESF) podem estender o atendimento para o período noturno, para atender pacientes que durante o dia não têm tempo disponível.
 
O parlamentar justificou que os horários de funcionamento das ESFs coincidem com os horários de trabalho da maioria da população, o que prejudica o atendimento médico e atrasa o início de tratamentos que poderiam ser resolvidos rapidamente, quando tratados a tempo. 
 
Gouveia comentou o requerimento: “Muitos pacientes saem às 6 horas e voltam depois das 18 horas e não têm condições de passar no postinho, de pedir um exame de rotina, de solicitar uma guia de encaminhamento e têm dificuldades de passar em médicos devido ao horário de trabalho. Estendendo um pouco, até às 20 ou 21 horas, vários dos pacientes teriam como ser atendidos”.
 
O vereador Hilton Marques (PT) solicitou a inclusão de outro questionamento no requerimento indagando se Jales já aderiu ou mandou algum projeto para aderir à extensão de atendimento nas unidades básicas: “Existe um programa do Governo Federal que chama Saúde na Hora e que visa a extensão de horários, inclusive nas horas de almoço”.
 
O Programa Saúde na Hora amplia o horário de atendimento das ESF e Unidades Básicas de Saúde, que passam a atender à noite, em horário de almoço e fins de semana, com o objetivo de aumentar o acesso aos serviços de saúde.
 
O requerimento foi aprovado por unanimidade e encaminhado à Prefeitura, que tem até 15 dias úteis para encaminhar a resposta. Todos os requerimentos e respostas ficam disponíveis ao público no site da Câmara Municipal (www.jales.sp.leg.br). 

Notícias relacionadas